quarta-feira, 22 de junho de 2011

Yahoo Para Proibir Bids Keyword Competitiva Contendo Marcas

Yahoo Search Marketing (searchmarketing.yahoo.com) anunciou recentemente seus anunciantes de uma nova política para ser implementado a partir de 1 de março de 2006, sobre a utilização de marcas em seus produtos e serviços *.

Sob a nova política, sem referência a uma marca pode ser feito (exceto para anúncios colocados pelos proprietários da marca-se, obviamente) e, conseqüentemente, nenhuma proposta pode ser fazer por palavras-chave que contenham tais marcas comerciais. Exceções se referem ao uso de marcas não-competitiva anúncios, como os feitos pela re-sellers, ou em informativo (e ainda não-competitiva) anúncios.

A política anterior permitia referências a marcas concorrentes e comparações, desde que eles eram "objetiva e informativa" - a formulação faz-me encolher, como é claramente problemática tentando avaliar a própria objetividade quando se fala de empresas concorrentes. Quanto ao lado "informativa" dele ... a probabilidade de alguém para realmente pagar por um anúncio para ser informativo de alguém do produto/serviço, que é tão crível como a existência de Papai Noel.

É realmente bom ver Yahoo tornando um grande passo na regulação do abuso e uso indevido de marcas, apesar de que provavelmente se traduz em alguma perda de receita para eles, fazendo com que alguns anunciantes migrar para um "amigável" lugar como o Google. De acordo com as políticas do Google, os anunciantes "[...] pode selecionar termos de marcas registradas como palavras-chave ou usá-los no conteúdo do anúncio. Como fornecedor de espaço publicitário, o Google não está em posição de arbitrar disputas entre os anunciantes e marca marca proprietários. Como consta em nossos Termos e Condições, os anunciantes são responsáveis ​​pelas palavras-chave e texto do anúncio que escolher usar. Assim, o Google incentiva os proprietários de marcas registradas a resolver suas disputas diretamente com os anunciantes, principalmente porque o anunciante pode ter anúncios semelhantes em outros sites. No entanto, como uma cortesia para os proprietários da marca, o Google está disposto a realizar uma investigação limitada de reclamações razoáveis. "

A questão é por que o Yahoo mudar suas políticas e, aparentemente, a oferta do Google uma mordida ainda maior do bolo SEM? É muito cedo para dizer agora, e sua explicação oficial não é totalmente crível: Yahoo afirma ter tido melhor interesse dos usuários em mente, proporcionando-lhes uma melhor experiência ao procurar termos que contêm marcas. Embora isso faria uma iniciativa louvável, com um potencial bom PR, os especialistas conhecem o mercado de busca é impulsionada pelos grandes editores e anunciantes, e não por os pequenos surf. Numerosas especulações podem ser feitas: ameaças de grandes ações judiciais de proprietários de marcas registradas, a pressão de certos grupos de interesses estão entre as mais veiculadas.

No entanto, uma mais plausível é que o Yahoo faz preparativos para um movimento muito maior escala destinada a influenciar o mercado de uma forma que não podemos prever ainda.

Até notícias do setor ainda mais, há uma coisa para se alegrar: a partir de agora, não "melhor do que o Botox" anúncios em sites do Yahoo e seu parceiro!

* - Os produtos e serviços abrangidos pela nova política são: Links Patrocinados, Publicidade Local Search, Enviar, Enviar produto, Diretório de viagens Enviar e Enviar.