quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Motor de busca

Google é muito mais que um motor de busca


Nós todos sabemos que o Google é o motor de busca dominante, e controla uma grande percentagem da publicidade online. Mas muitos de nós - até mesmo os usuários regulares do Google - não estão cientes de alguns dos outros serviços do Google. A maioria deles se apresentam como novas formas de anúncio e categorizar o universo.

No entanto, de acordo com novo status do Google como uma empresa lucrativa primeira apresentação pública, o que está na raiz da maioria dos empreendimentos de expansão do Google é a necessidade de se tornarem menos dependentes das receitas de publicidade baseados em contexto. Em outras palavras, as pessoas no Google estão desesperadamente procurando novas maneiras de fazer dinheiro.

** Froogle ainda à procura de uma missão na vida

busca de produtos do Google e ferramenta de comparação chamado Froogle, foi lançado em Dezembro de 2002. Ele foi desenvolvido na tentativa de dinheiro no mercado óbvio para compras on-line que grandes sites como eBay e Amazon tinha tão explorado com sucesso.

Ao contrário de alternativas como o eBay, o Froogle listas de produtos de graça, e não tem capacidade de compra integrada. Você só olhar para os produtos por nome ou descrição do produto e é apresentado com uma lista de produtos com links para sites onde estão disponíveis.

Informações sobre o produto entra em Froogle em uma das duas maneiras, de acordo com as instruções Froogle. Pode ser submetidos eletronicamente por comerciantes, e, em seguida, ser incluído na base de dados. Em segundo lugar, no curso de spidering software spidering na web do Google "identifica automaticamente páginas da web que oferecem produtos para venda". Estes são então incluídos no banco de dados de Froogle também.

O que o Google quer é fazer uma ferramenta de pesquisa Froogle produto de escolha, e abrir novas oportunidades de monetização diferentes. As mais óbvias são incorporados publicidade e anúncios pagos, mas outros incluem possibilidades de vendas diretas no modelo de eBay.

Após mais de três anos Froogle ainda é chamado de "beta", sugerindo que o Google ainda não tem planos concretos para isso. O mais recente desenvolvimento foi adicionar "local de compras da informação" para os anúncios dando Froogle potencial para se tornar uma páginas amarelas online.

** Google Local integra mapas, busca de produtos locais

Todos concordam que a busca local, vai ser muito grande nos próximos anos. Digamos que você está procurando um lugar para comprar uma câmera digital em uma determinada cidade. Basta fazer uma pesquisa por "camera digital em MyTown" e Google Local lhe dará uma rua mapa detalhado da área com lojas que levam o produto e locais indicados no mapa.

Como os produtos são indexados por palavra-chave, você pode procurar praticamente qualquer coisa, ao invés de ser restrito às categorias pré-definidas por um serviço como as páginas amarelas.

Também ao contrário das páginas amarelas, Google Local inclui todas as lojas têm uma lista para, não apenas pagando os anunciantes. Local dá-lhe um mapa com a localização, além de listas com links directos para as lojas. O potencial para este recurso parece incrível.

Plus Google Local integrou um utilitário mapa muito escorregadio que fica melhor sem dúvida (simples) e de certa forma, funciona mais rápido que outros serviços como o MapQuest. Por exemplo, você pode procurar um lugar relativamente obscuro, como Carlyle, Saskatchewan ou Brora, Escócia e você é levado para uma rua mapa detalhado de toda a região. Se você está procurando uma visão mais ampla da área, você pode simplesmente pegar o mapa e desloque-se ao longo de uma rodovia ou da costa, sem ter que clicar em setas de navegação, como faz com MapQuest.

O Google também integrou o seu serviço de imagens por satélite em Local. Se você está olhando para um mapa específico e preferiria ver uma imagem de satélite da área, basta clicar em "satélite". Ou se você gostaria de ver a imagem de satélite com sobreposição do mapa, você pode ver isso também, clicando em "híbrido".

** Google Video permite colocar seus vídeos online

Google Video foi introduzido em volta, na primavera de 2005, beta, supostamente para dar aos produtores de vídeo uma saída para seu trabalho. Como o Google diz: "Se você produzir centenas de títulos por ano, ou apenas alguns, você pode dar seus vídeos o reconhecimento ea visibilidade que eles merecem por promovê-los no Google - gratuitamente. Inscrição para o Google Video Upload Programa vai ligar o seu trabalho com usuários que são mais propensos a querer vê-los. "

Sem dúvida, o Google tem outra coisa em mente aqui também - prestação de serviços relacionados com vídeo para gerar receitas. O movimento lógico é que o Google eventualmente construir uma grande biblioteca de amador e, em seguida, produzido comercialmente vídeos e movimentos que ele pode "alugar" em uma base de pay-per-view. A empresa já deu um passo nesse sentido com a sua recente aliança AOL em que se comprometeram a promover biblioteca de vídeo da AOL.

Como John Battelle disse em uma http://battellemedia.com/archives/001658.php () junho 2004 blog, "isso vai ajudar a propagação de um universo alternativo de distribuição e reprodução de vídeo, um independente do modelo de jardim murado negócio em que o vídeo está bloqueado ... as vozes independentes mais cedo têm uma saída para seu trabalho, e um modelo de negócio de pagar por isso, quanto mais cedo veremos revolta criadores de conteúdo a partir da hegemonia do cabo e os modelos do estúdio. "

Mas há outras possibilidades também. Como Jon Udell diz em um post (http://weblog.infoworld.com/udell/2005/12/06.html) blog, "o objetivo maior é trazer os efeitos sociais que vemos no trabalho na blogosfera textual na reino de áudio. Linking and drive cotação descoberta e partilhada discurso, mas formatos de mídia, jogadores, e ambientes de hospedagem são notoriamente hostil a vinculação e cotação, e eu realmente gostaria de ver essa mudança. "

Google fez um movimento nessa direção, colocando a tecnologia Flash Player para, no outono de 2005. Embora as opções de codificação para flash (FLV) são ainda relativamente limitados, os recursos para fazer filmes flash "link-friendly" são muito melhores do que as alternativas em outros tipos (Quicktime, Windows Media e Real).

Em outras palavras, é muito mais fácil construir hot links e outros tipos de scripts em áudio e vídeo usando o Flash, tornando-se um ajuste muito melhor com o tradicional "interativa" características que esperamos da web.

Isso também dá maior potencial para a integração de publicidade em vídeos pré-existente.