Mais e mais pessoas estão aprendendo sobre o recurso impressionante na Internet conhecida como freeware. Freeware é o termo abreviado usado para descrever software livre. Sim, freeware é um recurso fantástico e eu tenho sido um entusiasta do usuário e promotor desde que eu aprendi sobre isso anos atrás.
O que achei interessante, porém, foram o número de pessoas que eu falava para cerca de freeware que disse que nunca iria usá-lo porque eles ouviram que o software livre contém vírus. Meu primeiro pensamento foi que isso não era apenas uma afirmação verdadeira. Tenho vindo a utilizar freeware por anos e nunca foram infectadas.
No entanto, depois de dar a idéia de pensar mais, percebi que essa preocupação não é sem mérito. Porque eu estava online desde o tempo dos antigos sistemas BBS, eu aprendi em quem posso confiar e com quem eu preciso ficar longe. Mas para muita gente, o download do software da Internet é uma idéia assustadora.
Como é que a pessoa média não-técnica sabe o que é seguro e que não é? Se você fizer uma pesquisa no Google para o termo freeware, mais de 170 milhões de páginas são retornadas. O problema é que, se você acabou de começar o download do software que parece ser bom, você pode ficar sozinho em um monte de problemas.
Sim, freeware podem conter spywares, adwares, trojans, backdoors, keyloggers, bots ou vírus. Então, você deve se preocupar. No entanto, apesar de sabermos que a qualquer momento nós dirigimos nosso carro, corremos o risco de um acidente, essa preocupação não nos impedem de dirigir. Significa apenas que temos de estar conscientes das ameaças e saber como evitá-los.
Então, como vamos saber como evitar software perigoso? Nós podemos tentar sites freeware, mas alguns sites irá listar todas e quaisquer freeware que pode encontrar só assim eles podem dizer que eles têm a maior coleção. Alguns sites de listar apenas um subconjunto de freeware furando as versões populares. Mas o popular não significa sempre o melhor e isso ainda não garante a segurança.
Se você quiser ser um downloader inteligente, eu descobri que não há substituição para a investigação à moda antiga. Há duas fontes que você precisa encontrar para reunir informações suficientes para ser um consumidor informado de freeware. A primeira fonte é painéis de mensagens - também conhecido como fóruns ou newsgroups.
Fóruns são um ótimo lugar para aprender sobre a experiência das pessoas com um determinado software. Acredite em mim quando digo que se alguém está infeliz, eles ansiosamente que todos saibam sobre ele. Mas não se esqueça de ler as experiências apenas uma ou duas pessoas. Algumas pessoas simplesmente não sabem o que estão fazendo e até mesmo sua própria ignorância pode ser a culpa, eles são rápidos em culpar o software.
A segunda fonte de informação são os sites que testam uma vasta gama de software de si antes de postar e compartilhar com o mundo. Você pensaria que todos postagem software faria isso. Mas, como dito anteriormente, a maioria está preocupada com a quantidade de software e não qualidade. Assim como você encontrar um site que você pode confiar? Parte do problema é apenas conhecer a história e os antecedentes dos sites diferentes e isso, novamente, é aprendida através da pesquisa.
Por causa da minha paixão por freeware, eu testei centenas de programas ao longo dos anos. Então comecei a listar apenas o melhor freeware em meu site para amigos e familiares para o uso. Quando você estiver pronto para começar sua pesquisa que eu encorajo-vos a ver o meu vbmark.com site, clicando no link na minha biografia ou "Sobre o Autor", secção no fim deste artigo. Pelo menos não se esqueça de marcar o local para futuras pesquisas.
Há um monte de fora freeware grande lá, mas você precisa ser um downloader inteligente. Faça sua pesquisa.

