terça-feira, 28 de junho de 2011

Afiliados deve oferecer algo extra

Para um tipo de produto, existem literalmente centenas (ou milhares) de filiados que estão promovendo ativamente dela. Marketing da filial, afinal, é um negócio competitivo. Mas o resultado de ter muitos filiados podem apresentar um problema desafiador para cada filial. Um resultado problemático é que um cliente pode já ter ouvido falar do produto que está sendo promovido por uma filial. E este cliente pode já ter encontrado o material promocional para o produto.

Com tantas filiais oferecendo o mesmo produto, como pode uma filial se destacam do resto para que o cliente vai escolher ele e não as outras filiais? O que faz uma filial diferente e melhor das outras filiais? Este é o desafio atual de muitos filiados, especialmente os novos.

Uma solução criativa sugerida por especialistas em marketing da filial muitos é o uso de specials extra. Um especial extra é algo valioso que é dado a um cliente, se este cliente compra o produto do comerciante através do site do afiliado. A filial deve também mencionar que especial extra não pode ser obtido a partir de outros sites. Isto irá avisar o visitante que se ele compra o produto a partir de outro link, ele não terá que especial extra. E se isso ainda mais especial é também necessário para o visitante, ele provavelmente irá ficar no website do afiliado e interromper a sua navegação.

Agora que a filial decidiu fornecer o especial extra, a próxima pergunta em mente é o que mais especial vai ser atraente para o cliente. A resposta para isso vai depender do tipo de cliente que acontece a adquirir o produto. E do tipo de produto vai dar uma grande pista sobre a personalidade dos clientes.

Por exemplo, se o site afiliado é toda sobre escalada e outros esportes radicais, oferecendo informações sobre como tatuagens são colocados não vai apelar para a maioria dos escaladores, mesmo quando alguns deles podem estar usando tatuagens já.

Por outro lado, se a filial irá oferecer informações sobre locais de rock vários estilos de escalada encontrados no país, o alpinista vai certamente estar interessado e ele pode não ter dúvidas de todo em clicar nesse link que irá levá-lo para o site do comerciante.

Outros specials extra pode ser um e-mail gratuito ou a consulta de telefone, um e-book, ou links e anúncios na newsletter. O que a filial tem que lembrar é que o especial extra deve ser relevante para o principal produto sendo vendido.