sexta-feira, 4 de março de 2011

8 diretrizes para o teste de usabilidade

Resumo:
Oito diretrizes essenciais para testes de usabilidade, ajudando você a planejar, executar e analisar testes de usabilidade.


Nos círculos de web design profissional, a sessão de testes de usabilidade tornou-se um componente essencial de qualquer projeto importante. Similar aos grupos de foco no desenvolvimento de marcas e lançamentos de produtos, testes de usabilidade oferece uma rara oportunidade de receber feedback das pessoas muito o site destina-se a - antes que seja tarde demais para fazer qualquer coisa sobre ele.

Mas como você pode tirar o máximo proveito dessas sessões de testes de usabilidade?

1. Escolhendo seu Sujeitos

Como com qualquer projeto de pesquisa de mercado, os resultados serão tão bons quanto as pessoas que você teste. Não testar as pessoas de sua própria companhia, ou amigos e familiares. Vá a uma agência de empresa de pesquisa de mercado ou temporário e pedir-lhes para os participantes de origem para um determinado perfil. Verifique se a empresa de pesquisa de mercado não fornece o nome da empresa ou qualquer outro detalhe que vai ofuscar o julgamento dos participantes.

2. Antes do teste de usabilidade

Como em tudo na vida, as primeiras impressões são vitais. Cada participante deve ser colocado à vontade. Lembre-se, a sessão de testes de usabilidade é muitas vezes um ambiente extremamente artificial e, para os resultados mais benéficos e informativo, queremos que eles se comportam como se estivessem usando o site em casa ou no trabalho.

Fornecer instruções claras sobre como chegar ao local de testes de usabilidade e, se necessário atender os participantes em estações locais. Não use termos como "testes de usabilidade" ou "pesquisa de mercado, uma vez que estes podem confundir e colocar as pessoas na borda. Além disso, garantir que os participantes sabem quanto tempo o teste de usabilidade vai demorar, e do tipo de tarefas que terão de realizar.

Após a saudação inicial bebidas e acolhedor, há sempre formas jurídicas que devem ser assinados. É essencial que estas são escritas em Inglês, e é o mais curto possível. A última coisa que qualquer assunto nervoso testes de usabilidade quer é ser dado um contrato que parece que eles estão assinando a sua alma. Tudo o que queremos é que eles confirmarem que os testes são completamente confidenciais, e permissão para utilizar os dados gerados durante o teste como parte de nossos resultados. Então diga-lhes isso.

3. Iniciar os testes de usabilidade

Antes de mergulhar em tarefas-chave, obter o usuário familiarizado com o ambiente. Diga-lhes o nome do site e URL, e pedir-lhes feedback inicial sobre o que seria de esperar a partir do site ou o que gostaria que o site seja. Tome nota de quaisquer termos ou frases que eles usam - não só demonstra que você está levando a sério os seus comentários, mas podem fornecer dicas úteis sobre a rótulos possíveis para a funcionalidade de chave ou navegação.

Em seguida, deixá-los olhar para o site que está testando. Calibre suas primeiras impressões antes de permitir que eles se familiarizem com o site.

Estas poucas tarefas simples vai ajudar a convencer o participante que o teste de usabilidade não será difícil e, talvez mais importante, que eles não são os únicos a ser testado.

4. Escolhendo Tarefas

Definir as tarefas que são essenciais para o sucesso do novo site, tais como:

Comprar produtos
Pagar contas
Entrar em contato com o cliente
Lembre-se, você não está olhando para uma massagem de ego. O local foi construído por uma razão - o público-alvo pode fazer o que você precisa deles para fazer?

Também é uma boa idéia pedir ao usuário para sugerir tarefas. Enquanto isso dá uma outra indicação de suas expectativas e necessidades, que podem sugerir novas funcionalidades ou prioridades.

5. Como Tarefas do Word

As pessoas tendem a executar mais naturalmente se você fornecê-los com os cenários, em vez de instruções. Ao dar-lhes tarefas, você deve usar frases como "O Cenário A ocorreu, e que você precisa para tocar a empresa com urgência - encontrar o número de telefone. Isso é muito melhor do que 'procurar o contato conosco seção do site.

6. Apresentando Tarefas

Só dar aos participantes uma tarefa ao mesmo tempo. Mais do que isso pode intimidá-los ou alterar a sua abordagem para o teste.

Se o usuário é necessária a utilização de insumos de fora do teste (por exemplo, um e-mail dando-lhes uma senha para o site), dar-lhes estas entradas na forma em que serão apresentadas. Isto irá fornecer um feedback útil sobre todos os elementos do processo, ao invés de simplesmente o site.

7. Como se comportar durante o teste de usabilidade

É essencial que você se lembre que é o site que está sendo testado, e não você ou o assunto. Qualquer comentário que você recebe é valiosa - certifique-se que o participante sabe disso. Se eles não podem fazer alguma coisa, ter certeza de que sei que não é culpa deles.

Você deve ficar de fora calma e de visão durante o teste. Você não deve alterar os resultados dos testes, fornecendo pistas, sugerindo sentidos ou por reagir a coisas que eles dizem ou fazem. Todos os comentários que você dá deve ser neutro. Não comece a abanar a cabeça ou huffing, por mais tentador que poderia ser!

A única vez que você deve falar é o de ajudar o participante dar uma opinião, ou para esclarecer uma resposta. Em caso de dúvida, cale-se!

Dado o investimento feito no projeto, os clientes muitas vezes acham difícil ficar quieta durante os testes. Se o cliente quer estar presente, colocá-los em outra sala com um link de áudio / vídeo.

8. Após o teste de usabilidade

Depois de todas as tarefas foram concluídas, você deve reunir o máximo de informação possível. Pedir impressões gerais do site permitirá que você julgar se as expectativas foram cumpridas, e se vista do participante do cliente ou do site tenha sido mudado durante o processo.

Sempre pedir sugestões - isso não só demonstra o valor que você coloca em seus pensamentos, mas podem fornecer insights sobre como o site pode melhor suporte ao usuário.

Finalmente, peça ao participante que se lembram sobre a estrutura do site e as funções do site. recolhimento Clear vai confirmar que o site está estruturado de forma lógica e ajudar a identificar problemas de rotulagem você pode ter perdido.