quarta-feira, 16 de março de 2011

AOL - MSN bate para fora do Google

No sorteio da AOL em curso, parece MSN pode ser a vencedora do Google. Então, o que significará para as três empresas?

AOL no bloco?

Como você deve saber, a AOL, unidade da Time Warner foi goleada em torno do último ano, enquanto tenta encontrar uma maneira de permanecer relevante. O problema para a AOL, é claro, é o uso continuamente decrescente de modem dial-up como um método para acessar a Internet. Dependendo do estudo que você olha acto, o acesso dial-up agora responde por aproximadamente 40 por cento de todos os utilizadores da Internet. Este número está caindo de forma consistente como DSL e cabo de sistemas de acesso à Internet se tornam mais populares. O resultado lutas na AOL está tendo um impacto interessante sobre as guerras do Search Engine.

Google e MSN estão a tentar posicionar-se para dominar buscas online. A situação se resume da seguinte forma: o Google é o rei, MSN quer que seja. Esta situação leva ao impacto particularmente interessante quando se considera que o Google fornece agora anúncios e resultados de pesquisa para a AOL. Ao fazê-lo, o Google obtém cerca de 10 por cento de sua receita a partir da relação AOL.

No verão de 2005, rumores começaram a AOL estava à venda. MSN e Google foram os compradores óbvio. O único problema era que ambas as empresas perceberam AOL foi um bom jogo curto prazo, mas um longo prazo, dada a terrível morte de dial-up modem sistemas. Então, quem iria comprar AOL e quanto estariam dispostos a pagar? Será que o Google deixe MSN furto de 10 por cento do seu negócio? Em caso afirmativo, qual o Google pode elevar o preço da AOL para o MSN?

Google faz grande erro

Se os rumores forem verdadeiros, MSN e Time Warner chegaram a um acordo sobre a plataforma da AOL. Assim, quanto vai pagar MSN Time Warner pela AOL?

Nada. Nem um centavo.

Até o final de dezembro de 2005, MSN e Time Warner são esperados para anunciar uma parceria na qual as duas empresas vão se entrelaçam as suas unidades de Internet e prosseguir os esforços de publicidade conjunta. Por sua vez, o Google vai ser expulso todos os anúncios da AOL, para ser substituído pelo MSN ou alguma combinação AOL-MSN da pesquisa e publicidade.

Os executivos do Google estão cometendo um grande erro, um erro crítico. Google vai perder 10 por cento de seus negócios para o MSN Messenger sem ser obrigado a gastar todos os recursos para o negócio. O programa Google Adwords, a fonte primária de receita para o Google, não será mais na AOL. Certamente, o Google poderia ter vindo com algo mais atraente para a AOL ou MSN, pelo menos, forçado a pagar algum dinheiro sério para a aquisição. Em vez disso, ele falhou em ambas as contas.

O Google é um grande motor de pesquisa, mas esta é apenas uma de uma série de erros de negócios feita pela gigante da Internet. Como poderia perder 10 por cento da sua actividade sem fazer MSN pagar por isso? Se o MSN puxa esta fora, ninguém vai saber quem está no comando no Google e que eles poderiam estar pensando.