quarta-feira, 16 de março de 2011

Tráfego Alexa rank: o que é e qual sua importância (ou não)

Alexa é uma empresa de propriedade da Amazônia, que é famoso pelo seu serviço ao tráfego público, através do seu website ranking alexa.com. A promoção da Website muitas vezes fazem um grande negócio sobre como melhorar o seu ranking Alexa, porque uma posição superior é freqüentemente associada com altos lucros. Como um novo webmaster, você precisa entender alguns pontos muito importantes sobre o serviço Alexa. Este artigo irá explicar o que os dados coletados por Alexa média e, em seguida, descreva por que você deve se preocupar ou não.

Existem três números que os relatórios do Alexa, alcance, page views e classificação geral. Reach se refere à porcentagem de todos os usuários da web que visitaram seu site. Alexa relata esse número como "chegar por milhões de usuários." Por exemplo, se Alexa relata um alcance de um lado, isso significa que a média fora de um milhão de internautas uma visita seu site. Page views simplesmente mede o número médio de páginas de um surfista quando examina em seu site. Esses sites com um grande número de visitantes de conteúdo e orientados tendem a gerar um maior número de page views. O Rank Alexa global é uma combinação do alcance e número de páginas vistas de tal forma que o maior de ambos são a classificação mais baixa do site será, por Alexa, um menor rank indica um site mais importante. Alexa relatórios esses números para cada dia, uma semana e três meses e médias a mudança global ao longo de um período de três meses. Assim, como Alexa reunir estes dados?

Em uma base diária, Alexa coleta estatísticas sobre o número de visitantes e páginas vistas por cada website na Internet. Na verdade, ele não tem dados de todos os sites. Você vê, a coleta de dados ocorre através de internautas que têm baixado e instalado a Alexa toolbar para seu navegador Internet Explorer. Quando um desses usuários visitas e explora um site, a barra de ferramentas envia essa informação aos servidores de Alexa. O que isto significa para os webmasters é que apenas os sites visitados pelos usuários que decidiram instalar a barra de ferramentas terá realmente de dados coletados por eles. Além disso, uma vez que apenas um subconjunto relativamente pequeno de todos os surfistas da Web possível realmente usa a barra de ferramentas, o ranking é uma média estatística que não é necessariamente uma indicação real da qualidade e do número de leitores do site. Na verdade, o número é muito impreciso para sites com um pequeno número de visitantes e Alexa admite que isso é verdade para esses sites não nos 100.000 superiores.

Para piorar, a barra de ferramentas está disponível somente para Internet Explorer. É claro que o IE é o navegador usado pela maioria dos usuários de Internet com dados mostrando que ele é usado por cerca de 83% deles (onestat.com). Este não é um problema a menos que seu público é mais provável que seja em outros 17% dos internautas, ou seja, aqueles que preferem usar o Firefox, Safari, Opera ou outro navegador alternativo. Por exemplo, slashdot.org é um site de notícias de tecnologia com um público que é conhecido por ser muito anti-Microsoft; Slashdot lema é "notícias para nerds. Coisas que realmente importa. "Espera-se que a maioria de seus usuários poderiam usar qualquer outro navegador que não o IE e na verdade, foi recentemente publicado que estimados 65% dos leitores do Slashdot usar um navegador diferente do IE. Como desta escrita (12 de julho de 2006), ranking do Slashdot foi de 176 com um alcance de 5.450 por milhões de internautas. Slashdot é conhecida por algo chamado "efeito Slashdot", que é quando uma história sobre as relações de primeira página em um site, que recebe tantos visitantes que os servidores, muitas vezes não são capazes de lidar com o aumento repentino no tráfego. Em outras palavras, eu esperaria que o Rank Alexa é realmente uma subestimação da verdadeira posição do Slashdot.

Do ponto de vista de estatísticas, rank Alexa não pode ser pensado como uma medida estatística imparcial. A amostra de pessoas utilizadas por Alexa para coleta de dados não é um conjunto seleccionado de forma aleatória, mas sim que é inclinado para os usuários do Microsoft Windows e Internet Explorer, bem como aqueles que estão dispostos a instalar a barra de ferramentas e apresentar o Alexa informações sobre seu comportamento de navegação. Se o seu público é semelhante ao Slashdot, então não espere resultados precisos. Antecipar o mesmo se sua audiência inclui pessoas que são pró-privacidade e nunca instalar uma barra de ferramentas que chama de casa fazendo seu comportamento de navegação conhecido por uma grande corporação.

Então, se você realmente quer rigor em termos de número de seu site os utilizadores e de page views, então é melhor você usar o software de análise, por exemplo, Google Analytics, em vez de Alexa. No entanto, muitos anunciantes usam ranking Alexa como uma estimativa terceira parte neutra da popularidade de um site, eles consultam o Alexa, a fim de determinar o quanto de espaço publicitário vale a pena no seu site. Esta é a razão porque muitos webmasters exibir seu Alexa rank na primeira página. Se acontecer de você estar na extremidade superior do ranking do Alexa, então você deve ser capaz de beneficiar-se dele, se não estiver, então provavelmente você não deve perder muito sono por isso. Concentre-se em adicionar novos conteúdos para o seu site, desta forma você será capaz de atrair mais tráfego para seu site através dos motores de busca e também manter seus visitantes voltem.